Psicoterapia
O que é...
A psicoterapia ajuda o paciente a desenvolver um conhecimento abrangente e realista sobre si mesmo, promovendo o autoconhecimento; ajuda a desenvolver uma congruência e coerência entre seus pensamentos, crenças e comportamentos; contribui e incentiva o paciente a enfrentar suas dificuldades, estimulando-o a persistir em seus esforços de enfrentamento; e, auxilia o paciente a perceber suas alternativas de funcionamento, as quais dependem de sua escolha pessoal.
No modelo Cognitivo-Comportamental a psicoterapia atua sobre os pensamentos deflagrados por um dada situação estimulante, uma vez que tais pensamentos geram os sentimentos e os comportamentos que caracterizam a relação do indivíduo com o ambiente que o cerca.
Terapia Cognitivo-Comportamental
A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma psicoterapia breve, estruturada e orientada ao presente, direcionada a resolver problemas atuais e modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais. O seu objetivo é produzir a mudança cognitiva, no pensamento e no sistema de crenças, visando promover mudança emocional e comportamental duradoura, através de estratégias cognitivas e comportamentais.
A maioria das técnicas comportamentais usadas na TCC destina-se a ajudar as pessoas a romper padrões de evitação ou desesperança; enfrentar gradativamente situações temidas; desenvolver habilidades de enfrentamento e, reduzir emoções dolorosas ou excitação autonômica. Concentra-se no aqui-e-agora, é voltada para o problema geralmente aplicada num formato de curto prazo. É focada em ajudar o paciente a reconhecer e modificar esquemas e pensamentos automáticos desadaptativos. Usa métodos de estruturação, como agenda e o feedback, aumentando a eficiência das sessões, ajudando o paciente a se organizar em busca da recuperação, intensificando seu aprendizado. Ensina o paciente a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais, bem como, é educativa, pois ensina o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaídas.